Qual o melhor horário para fotografar?
Depende do resultado que você deseja obter.
Não se pode pensar em fotografia sem pensar em luz, já que é a partir dela que criamos todo o conjunto de elementos que vão compor a imagem retratada.
Você pode fotografar em qualquer horário, porém, se for utilizar luz natural, é muito importante aprender a ler as condições de luz, observar o posicionamento do sol (quando houver), para, então, começar a criar o que deseja.
Observe as fotos desta postagem.
A primeira, foi feita pouco mais de 17 horas. Veja de onde está vindo a luz. Que partes do corpo da modelo ela toca. Observe a cor dessa luz.
A segunda, foi feita por volta 15h30. Num local com bastante árvores e sombras. Observe as partes da modelo que estão mais em evidência graças a luz. Observe as cores do ambiente.
A terceira, foi feita por volta de 16 horas, num local com mata fechada, mas não tanto quanto o anterior. Observe que apenas uma parte do quadro tem luz, veja de onde ela vem e o que ela cria: cores e sombras bem distintas, como se a imagem estivesse dividida em duas.
A quarta foto foi feita as 7 horas da manhã. Num campo aberto. O sol começando a raiar. Nenhum objeto, obstaculo ou árvore entre a modelo e o sol que estava mais atrás, para o lado direito. Observe a diferença. Mas observe, também, como a tonalidade e o tipo de luz se assemelha com os da primeira imagem.
A quinta e última foto foi feita minutos antes das 16, numa tarde de sol bem forte. O sol, mais uma vez, nas costas da modelo.
Consegue observar e perceber que as diferenças entre essas imagens têm a ver com a forma como a modelo está posicionada EM RELAÇÃO à LUZ que nela incide?
Quando você for fotografar com seu celular, procure refletir um pouquinho antes de clicar e OBSERVE de ONDE a luz está vindo. Explore as possibilidades e mude o seu modelo/objeto a cada clique até que obtenha o resultado que deseja. Não é algo simples, requer prática, observação. Mas às vezes, algumas pequenas modificações na sua forma de fotografar pode melhorar significativamente a qualidade das memórias que você registra no dia a dia.
E se gostou, curte, salva, manda pra quem gosta do assunto.
Comments